Como ter uma rotina de estudos que facilite o processo de ensino aprendizagem

Como ter uma rotina de estudos que facilite o processo de aprendizado

  1. Estabeleça uma rotina de estudos.

Ao estabelecer uma rotina de estudos, você fica mais confiante, pois consegue enxergar claramente a evolução no aprendizado. A cada simulado e outras avaliações bem realizados, os avanços no conteúdo, o domínio em assuntos que antes despertava muitas dúvidas, você percebe o quanto é capaz e te dá ainda mais ânimo para estudar.

De nada adianta montar um cronograma de estudos para o Enem, vestibulares ou concursos públicos que seja incompatível com a sua realidade. Por isso, é necessário que você conheça o seu dia a dia. Assim, pode ser feito um plano adaptado para a sua rotina. Neste plano, inclua todas as tarefas, como atividades físicas, comer, dormir e outros.

Esse comportamento deve fazer parte de uma rotina eficiente de estudos. Caso não haja um engajamento com o resultado, você não vai se dedicar como precisa. Não adianta ficar duas horas fazendo exercícios se você está com outras preocupações (conversar com um amigo, ir ao shopping etc.).

 

Veja também o texto Como superar as consequências educacionais pós-pandemia 

 

rotina-de-estudos

  1. Estabeleça metas de estudo razoáveis ​​e alcançáveis.

 

Portanto, não adianta colocar metas inalcançáveis. É preciso saber respeitar seus próprios limites físicos, mentais e até mesmo emocionais. O plano de estudos, dessa forma, precisa ser adaptado para atender às suas necessidades, evitando que você fique esgotado ou desista de estudar.

Antes de tudo, organize seus horários. É aqui que você fará a definição das suas sessões, levando em consideração as demais dicas. Lembre-se sempre de incluir pausas para descanso, fazer um lanche e beber água, momentos de análise e até mesmo alguns minutos para se manter motivado e descansar a mente.

Na faculdade, normalmente, você sente prazer em estudar os conteúdos que são aplicados, já que eles são essenciais para a profissão que você escolheu. Isso pode facilitar, mas por outro lado, o tempo disponível para os estudos fora da sala de aula é, geralmente, mais curto.

 

  1. Planeje e monitore seu progresso e seu tempo.

É importante um planejamento de horários, para que as atividades não coincidam entre si. Assim, você pode estar inteiramente envolvido nas tarefas propostas. Também para otimizar o tempo, é necessário tentar separar as atividades de ensino das demais atividades pessoais;

Inclua no seu plano as tarefas fixas que você tem em cada dia e em quais horários elas são desempenhadas. Não esqueça de pensar inclusive no tempo de deslocamento, pois muitas pessoas acabam gastando muito tempo no trânsito ou em transporte público. Assim, você poderá escolher e definir o tempo dedicado para cada matéria e decidir como será o planejamento das suas horas de estudo.

Existem vários aplicativos gratuitos que ajudam no planejamento de estudos e no desenvolvimento de uma rotina regrada:

Forest – controle seu tempo de concentração com timer

Focus to do – liste suas tarefas e controle o tempo que realiza cada uma delas

Google agenda

Lembretes do Iphone 

Prefere usar agenda ou planner impresso?

Fiz um template para anotar as atividades do dia, com horários, além das tarefas do dia, com controle do que foi realizado ou não.

É só clicar aqui para baixar.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar!